Segundo um novo estudo, pais que desejam que as crianças sejam gentis e bondosas têm mais sucesso do que aqueles que tentam criar filhos ambiciosos

Imagem relacionada

Ambição ou empatia? Qual desses valores você considera mais fácil transmitir aos seus filhos? Segundo um novo estudo, pais que desejam que as crianças sejam gentis bondosas têm mais sucesso na empreitada do que aqueles que tentam criar filhos ambiciosos. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa, que foi liderada pela Universidade de Royal Holloway (Inglaterra), avaliou 418 famílias.

“O estudo é válido e o resultado é compatível com o que observamos na prática clínica. Quando o adulto quer que o filho seja bem-sucedido, tenha metas e cumpra tarefas, ele passa a encarar como uma obrigação e sente que aquilo é um padrão dos pais e não dele”, afirma Marilena Bigoto, psicóloga especialista em desenvolvimento humano e diretora do Espaço Elaborado para o Desenvolvimento e Essência do Ser (SP). “Mas, se os pais priorizam o ensinamento de valores e virtudes, isso toca a criança porque é algo universal, é humano. Elas entendem que, enquanto pessoas, precisam ter amor, compaixão e solidariedade umas com as outras”. Inspirador, não?